top of page

Empresário: cuidado com os devedores. Eles podem levar seu negócio à ruína

  • Foto do escritor: Ricardo Amaral
    Ricardo Amaral
  • 25 de abr.
  • 2 min de leitura

A inadimplência de clientes é um dos principais fatores que comprometem o fluxo de caixa e o crescimento saudável de uma empresa. Raras vezes os empresários, ao decidirem começar um negócio, imaginam que este será mais um dos problemas que enfrentarão ao longo da sua árdua caminhada. Contudo, existem setores do mercado que chegam a ter mais de 10% do valor de seu faturamento comprometidos com produtos ou serviços não pagos.


Veja a seguir como um correto assessoramento jurídico pode lhe auxiliar, tanto na prevenção quanto na recuperação destes ativos.


1. Análise preventiva de contratos e garantias

Um advogado pode revisar os contratos firmados com seus clientes para garantir que contenham cláusulas claras sobre prazos, juros, penalidades por atraso e garantias reais ou pessoais que façam frente às negociações. Isso fortalece sua posição no momento de uma cobrança e desestimula a inadimplência.


2. Escolha da estratégia de cobrança mais eficaz

Nem toda inadimplência deve ir direto ao Judiciário. Um advogado experiente avalia o perfil do devedor, o valor e até mesmo a forma que se constituiu essa a dívida. Com isso, pode-se definir o melhor caminho: cobrança extrajudicial amigável, notificação formal ou ação judicial. Isso evita desgastes desnecessários, maximiza resultados e mitiga gastos desnecessários com ações judiciais que, por vezes, geram apenas mais custos sem qualquer tipo de recebimento.


3. Segurança jurídica em todas as etapas

É essencial que a cobrança seja feita dentro dos limites legais. O advogado garante que sua empresa não cometa abusos (como constrangimento ou exposição indevida do devedor), evitando ações judiciais contrárias e protegendo a reputação da marca. Já imaginou cobrar uma dívida e, no fim das contas, ter que pagar algum valor de indenização ao devedor? Isso é mais comum do que se imagina.


4. Ações judiciais bem fundamentadas e com maior chance de êxito

Na via judicial, o advogado ingressa com ações específicas, como execução de título, cobrança de dívida ou monitória, com os documentos corretos e pedidos estratégicos (como bloqueio de bens, penhora online, etc.). Isso torna a recuperação mais ágil e efetiva.


5. Melhoria no fluxo de caixa e redução de prejuízos

Recuperar valores que estavam "perdidos" com clientes inadimplentes pode significar a diferença entre manter ou não a saúde financeira da sua empresa. Com um advogado, as chances de êxito aumentam — e os custos de inadimplência diminuem.


Saúde financeira é essencial para manutenção de qualquer negócio. Por isso, não negligencie o principal combustível da sua empresa e tenha sempre o assessoramento de uma equipe especializada em recuperação de créditos para seu negócio.

 
 
bottom of page